domingo, 10 de janeiro de 2010

Finais Previsíveis

As novelas que não acompanho, costumo assistir ao menos o último capítulo. O final da novela Caras e Bocas, da RedeGlobo, como quase todas as outras, sempre terminam com a frase implícita "Foram felizes para sempre".
Os "bandidos" que até então davam-se bem, por fim, têm o castigo. E os "mocinhos", a recompensa por tanto sofrimento e luta.
Mas na vida real, nem sempre é assim.
O bem vêm tendo dificuldades para superar o mal que parece cada vez mais triunfar. Certo que novela é uma estória que procura retratar o cotidiano com uma pitada (generosa) de ficção, com o objetivo de entreter e divertir, afinal, precisamos às vezes nos desligar da realidade para não enlouquecer, ligando a tv (como ocorre na maioria das vezes),daí tanto sucesso dessas tramas, com suas tragédias e comédias.
É empolgante acompanhar o desenrolar dos fatos, torcer, curtir os romances, as intrigas, aderir aos modismos, etc. porém, os desfechos finais das novelas estão cada vez mais previsíveis.
Com isso, perde-se um pouco do encanto, da expectativa de assistir ao capítulo final uma vez que já nos primeiros, não raro, já sabemos quem ficará com quem, que ao "bandido" caberá "a treva" e ao "mocinho" a glória.

Por outro lado, o autor que se arrisca a mostrar a vitória do mal e o fracasso do bem, como parece ocorrer com frequência na vida real, corre o risco de ser severamente criticado ou perder audiência, pelo simples fato de ter retratado a nossa realidade. Assistir na tv, nas novelas, o bem vencendo o mal, é uma forma de manter a esperança no coração de cada espectador. É ver o que tanto ansiamos, acontecer, ainda que seja na ficção, em frente à tv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário